quinta-feira, 21 de maio de 2009

Lendo Saramago

Olá a todos!
Semana passada comecei a ler um livro de José Saramago e estou compulsivamente apaixonado pela estrutura literária desse ardiloso 'gajo'. Um escrita despreocupada, uma bagunça afetiva de palavras e sensações. Isto porque, segundo ele mesmo, assim é a vida. A vida não tem paradinha pra você recuperar o fôlego. As perguntas muitas das vezes vêm de onde menos se espera. Você não começa seu dia com um título novo que se renova a cada manhã. Os capítulos estão mesmo todos misturados e parecem não ter fim.
É um método muito audacioso, mas afinal, assim são os que vencem na vida. É preciso desafiar as regras. Quebrar a rotina pra que se extraia dela mesma a arte necessária pra se encarar os muitos vilões que nos são apresentados diariamente.
É engraçado que muitas vezes me vejo perdido, pensando: "peraí, isso é uma pergunta ou afirmação? ; e quem foi que disse tal frase? O pai? A mãe? O vizinho? Ou o cachorro?" E depois de voltar algumas vezes consigo entender (pelo menos eu acho, né...) o que aconteceu.
Essa é a proposta da arte. É ir além do simplesmente belo, afinal, quem dita o que é belo ou não? Essa proposta se torna algo indescritível, pois transcende os limites que nos são impostos constantemente. Por todos. E é nessa transcedência dos valores que se esconde o que eu julgo como belo. É provocar pensamentos, fazer o leitor ir além de si e de seu mundinho cotidiano. É usar a linguagem (essa coisa tão velha) para extrair coisas novas, conceitos novos, belezas novas.
É ir além.
Isso não é qualquer um que faz não. É fruto de um olhar diferente e de esforço, pois se utilizar de meios físicos pra dizer o indizível é muito mais trabalhoso do que se parece.
Enfim, não é nem um pouco meu objetivo convencê-los a ler Saramago. Muitos menos fazer com que vocês gostem de Saramago.
Afinal, se todo mundo fosse igual e pensasse igual, a vida ia ser tão sem-graça.

*Texto também presente no blog de um grupo ao qual faço parte. [www.terceirogenero.blogspot.com]

Beijos a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário